(011) 3522-4646
(011) 4210-4646
Seg à Sex 07h-20h
Sábado 08h-13h

A fisioterapia pediátrica é uma especialidade da fisioterapia que trata de recém-nascidos e crianças até o período da puberdade (que geralmente acontece por volta dos 12 anos). Ela atua no tratamento de desordens multifatoriais, causadas por patologias congênitas ou adquiridas, nascimento prematuro ou alterações genéticas.

Essa especialidade se adequa às particularidades da infância, oferecendo nos tratamentos um ambiente lúdico e técnicas adequadas para a idade do paciente. O objetivo maior desse tipo de fisioterapia é desenvolver o potencial da criança e buscar sua independência como indivíduo.

A fisioterapia pediátrica engloba várias áreas. Por isso, dentro desse tipo de fisioterapia existem as ramificações. As mais comuns são a neuropediátrica, a traumato-ortopédica e a respiratória.

A importância da família no tratamento

Como cada criança tem sua individualidade, o tratamento fisioterapêutico é baseado em uma avaliação minuciosa do paciente para realizar uma reabilitação personalizada. Um fator que é essencial para a melhora de todas as crianças é a participação dos pais e/ou responsáveis nesse processo.

Quando bem informados, os pais ou responsáveis contribuem muito no tratamento favorecendo inclusive no tempo de recuperação da criança.