(011) 3522-4646
(011) 4210-4646
Seg à Sex 07h-20h
Sábado 08h-13h

A acupuntura é uma técnica milenar de cura chinesa que trabalha a harmonização da energia do corpo através da inserção de finíssimas agulhas em pontos espalhados por todo o corpo.

Além disso pode-se utilizar associado ao tratamento de acupuntura outros tratamentos da medicina tradicional chinesa como :

Auriculoterapia

Ventosaterapia

Moxabustão

     

FUNDAMENTOS

A acupuntura é uma das práticas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que se desenvolveu através da observação e interpretação dos fenômenos naturais. Mente e corpo equilibrados; esta é a principal filosofia da Acupuntura.

Fundamentos da Acupuntura
A MTC tem por base a integração e interação entre o ser humano e a natureza, a manutenção da saúde e a prevenção da doença, visando harmonizar o estado de saúde geral das pessoas. O estado de saúde corresponde a um estado de equilíbrio entre os cinco elementos e os dois aspectos opostos. Esse equilíbrio é o responsável pela harmonia entre corpo, mente e espiritualidade; sendo que, as doenças são vistas como uma ruptura com tal harmonia, por comprometerem as funções do organismo.

Os sinais e sintomas são interpretados como relacionados aos órgãos, vísceras, tendões, músculos, sistema circulatório, linfático, etc., constituindo, assim, as síndromes energéticas que indicam o tipo de desequilíbrio daquele corpo em dado momento. O diagnóstico é feito pela inspeção do corpo do paciente e análise do histórico emocional e de saúde deste.

Para atuar com essa especialidade, os profissionais devem ser graduados em uma área da saúde, como a fisioterapia.

O COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) reconhece essa prática desde 1985, segundo a Resolução n.º 60, de 20/10/1985.

A QUEM SE DESTINA

A acupuntura é uma técnica indicada para todos os indivíduos em situações patológicas ou não. É indicada inclusive para crianças, idosos e gestantes e pode ser aplicada com laser.  Conheça os benefícios da acupuntura e suas indicações.